Ultimamente tenho pensado em vários aspectos da vida cristã moderna e tenho me surpreendido com algumas conclusões. No meio deste mar de pensamentos, estava navegando por um mar praticamente inexplorado pela maioria de nós, cristãos, a importância da preservação do meio ambiente.
Refleti um pouco e busquei na memória sobre alguma pregação ou conversa que já tive com alguém, e para minha surpresa, não encontrei nada. Perguntei à minha esposa, que possui mais tempo de cristã, e sua busca também não levou a nada.
Pare um momento e busque em sua memória algo sobre o tema…
Suponho que sua conclusão seja a mesma. No meio cristão, não falamos sobre a natureza, meio ambiente, ecossistema, preservação ambiental ou outros assuntos relacionados.
Gênesis 2:15
O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
Na verdade, só lembramos deles em algumas situações específicas:
- Calamidade ou tragédia ambiental
- Crises climáticas
- Secas prolongadas
- Chuvas e inundações
Quando alguma destas coisas acontece, nos lembramos que Deus controla este aspecto em nosso mundo. Mas tirando isso, parece que vivemos uma espécie de “apatia ambiental”. É como se não nos importássemos com desmatamento, poluição do ar e das águas, extinção dos animais, crimes ambientais, etc. Tudo parece ser permitido e parte da existência. Não há uma preocupação, pelo menos não é nítida, com tudo o que está acontecendo.
Considerando os temas mais recorrentes nas pregações das principais igrejas, é possível compreender uma das razões dessa apatia. Muitos pastores e pregadores estão focados nas conquistas e no crescimento econômico dos fiéis. A prosperidade e a dominação do mundo estão no auge. No entanto, estão ofuscando outros aspectos muito mais importantes na vida do cristão, como o foco na Salvação através do sangue de Jesus Cristo (discussão para outra hora) e também a importância de preservar tudo aquilo que Deus criou.
Agimos como adolescentes que dão uma festa e destroem a casa quando os pais não saem. Mesmo sabendo quem é o dono de tudo, Deus, nós o desprezamos e pensamos só no benefício imediato: destruir e consumir.
Salmos 24:1
Ao Senhor pertence a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam.
Pode parecer exagero, mas vamos a alguns exemplos simples. As igrejas usam copinhos descartáveis para servir a Santa Ceia. Em todas há copos descartáveis nos bebedouros para membros fixos e visitantes. O erro já começa na produção de resíduos que poderiam ser diminuídos ou mesmo evitados.
Completando o desprezo por questões ambientais, temos a questão do posicionamento político das igrejas. A maioria delas (falo pelo Brasil) está praticamente ajoelhada diante dos ideais da direita e extrema-direita, e o ambientalismo se tornou uma pauta de esquerda (alguns “cristãos” os chamam de satanistas) e algo contra o progresso da sociedade. Enfim, defender o meio ambiente não é missão dos “cristãos”.
O mais triste em tudo isso é ver diariamente os reflexos da negligência do povo de Deus. Tudo vai sendo sistematicamente destruído e ninguém faz nada. Os filhos do Deus Criador (Elohim) pensam que são a única criação e se esquecem de que tudo foi feito por Ele.
Romanos 8:19-22
A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto.
Precisamos mudar urgentemente nosso modo de pensar e agir quando o assunto é a natureza e o nosso planeta.
Apocalipse 11:18
As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu nome, tanto pequenos como grandes, e de destruir os que destroem a terra.
Devemos reconhecer humildemente nossos erros do passado e começar a construir um novo futuro para o meio ambiente. Creio que isto também é um ato de louvor e adoração a Deus, reconhecer sua maravilhosa criação e fazer nosso melhor para preservá-la.
Esperamos ansiosamente pela volta de Cristo e um mundo novo e perfeito, mas enquanto isso não acontece, vamos fazer o nosso melhor para cuidar deste mundo imperfeito.
2 Pedro 3:13-14
Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário