terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Sempre presente

Durante a vida, criamos uma percepção equivocada sobre o que significa estar sob a proteção de Deus. Somos ensinados que a cobertura divina nos livrará de todas as situações ruins e nada de ruim nos acontecerá.

No entanto, ao longo da vida, vivemos muitas coisas que nos incomodam e entristecem. Sofremos com desilusões, traições, injustiças, sentimos dor física e no coração, parece que tudo o que pode dar errado nos acontece.

Nestes momentos, questionamos se Deus realmente está conosco; questionamos se estamos sob sua proteção e bênção. Todo o cenário indica que estamos vivendo sozinhos e ninguém cuida de nossos passos.

Antes de concluir que estamos sozinhos, devemos mergulhar na Palavra de Deus e compreender como Ele agiu na vida de seus filhos amados.

No livro de Gênesis, vemos como Deus esteve com José em toda a sua vida, o jovem enfrentou a inveja de seus irmãos, a escravidão e a prisão. Em cada lugar onde esteve, Deus lhe mostrou sua graça. José terminou sua vida como o segundo homem mais importante do Egito, o responsável por salvar a nação durante o tempo da fome.

No livro do Êxodo, vemos como Deus cuidou do povo de Israel no deserto, fornecendo-lhes água, comida, sombra durante o dia e luz e calor durante a noite. O povo foi levado à Terra Prometida, onde desfrutaram de fartura em tudo.

No livro de Daniel, vemos como Deus salvou os amigos de Daniel na fornalha em chamas, Ele enviou um anjo que os protegeu. E Daniel foi lançado na cova dos leões, e também foi protegido por um anjo enviado por Deus. Daniel e seus amigos eram respeitados e admirados pelo rei da Babilônia.

Todas essas histórias têm algo em comum: as pessoas foram socorridas por Deus em meio às suas desgraças. Tudo parecia perdido, mas Deus os salvou e levou à bênção. O Senhor esteve com cada um de seus filhos em seus piores momentos.

Então, devemos nos apegar a esta mesma fé, acreditando que Deus está conosco mesmo quando tudo é um caos e parece nosso fim. O Senhor está ao nosso lado, nos fortalecendo e guiando para a vitória.

Isaías 43:2 (NIV)

Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Nunca se esqueça

 

A vida moderna nos apresenta muitos desafios diariamente; são muitas tarefas, compromissos, notificações, ligações, mensagens, e-mails, enfim, tudo quer nossa atenção todo o tempo. E no meio desse caos, onde está a palavra de Deus e seus mandamentos?

Não é raro deixar a leitura e a meditação para depois. Sempre dizemos que estamos muito ocupados naquele momento e não podemos parar para ler a Bíblia e orar. Em parte, isso é verdade, muitas vezes ninguém consegue parar o que está fazendo.

Porém, não podemos deixar que o oceano de tarefas nos afogue e mate a nossa vida espiritual e o nosso relacionamento com Deus. Embora haja muito que fazer, temos que “reservar” um tempo em nossa agenda para o Senhor, um tempo de paz e tranquilidade, onde estaremos a sós com Deus.

Pode-se começar com um tempo curto, talvez dez ou quinze minutos por dia, num local privado. Se possível, com uma música relaxante para acalmar a mente; procure um texto de encorajamento em Salmos ou conselhos em Provérbios. Reflita sobre o texto e fale com o Senhor de todo o coração. Não se preocupe com palavras bonitas ou dizer coisas erradas. O mais importante é abrir o coração diante de Deus.

Tenho certeza que esse momento transformará o seu dia e a sua vida. Você terá criado uma conexão pessoal, direta e contínua com Deus. Faça o seu melhor e veja a transformação.

Jeremias 29:12-13 (NVI)

Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Lembre-se dos seus melhores dias

 

Todos nós temos dias bons e ruins. Momentos em que tudo funciona perfeitamente e sem problemas, e momentos em que tudo está fora de controle, não temos paz e nada funciona.

Não sei por que esses dias ruins são os únicos de que nos lembramos com frequência. Não estou brincando; isso é real. Se começarmos a recompilar nossos acontecimentos, lembraremos mais das situações desagradáveis do que das boas. Nossas mentes parecem ter um espaço especial para desgraças, erros, mágoas, decepções, infortúnios, etc.

Quais são as consequências de armazenar essas memórias?

Ficamos acostumamos a pensar e esperar o pior de tudo e de todos; não podemos esperar nada de bom em nosso destino. Sempre que aguardamos uma resposta, temos a certeza de que a resposta será negativa. Não podemos confiar em ninguém porque supomos que eles vão nos machucar. Sentimos que somos incapazes, comuns, derrotados e abandonados.

Todas essas emoções negativas azedam nossas vidas e limitam nossa visão. De fato, não podemos fazer nada de bom porque decidimos que não merecemos e que aquilo não vai acontecer.

É hora de mudar de ideia. Substitua suas lembranças tristes por lembranças felizes; em vez de lembrar o que você não conseguiu, lembre-se de todos os presentes que Deus já te deu. Não dê espaço em seu coração para aqueles que te machucaram; remova-os e substitua-os por aqueles que te amam e se preocupam com você. Esqueça a tristeza de um fracasso no passado e medite apenas nas lições que aprendeu.

Com essas decisões simples, você pode crescer e se tornar tudo o que o Senhor te criou para ser: abençoado, forte, incrível, um filho vitorioso do Deus Altíssimo.

Salmo 77:11-12 (NVI)

Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres. Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos.